Design para Vida
Design para Vida
Participações

Julina Sedó

Formada em 1999 pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, Juliana Sedó tem se destacado por seus projetos desenvolvidos para Vallvé. Trabalhando há 15 anos no desenvolvimento de produtos na linha de complementos para banho e mobiliário.

Segundo Juliana, o bom desenho é aquele que trás consigo novas experiências, harmonia, simplicidade, clareza e solução.
O bom desenhista é aquele que busca estas características em todas as coisas.

Me considero uma amante incondicional das formas, cores, texturas e de suas infinitas possibilidades.

http://vallve.com.br

Bia Simon

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1983), especialista em Conteúdos e Métodos de Ensino pela Universidade Federal da Paraíba (1987), em Desenho Urbano pela Universidade Federal da Bahia (1992) e em Computação Gráfica pela Universidade Salvador (1999), doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) – Área de concentração: Design e Arquitetura, com a tese Joalheria Escrava Baiana: a construção histórica do design de jóias brasileiro (2009). É professora do curso de Desenho Industrial da Universidade do Estado da Bahia (1986) e do Mestrado em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (2010). Nos últimos dez anos dedica-se de forma integrada (ensino, pesquisa e extensão) ao design para a responsabilidade histórico-social e sustentabilidade, atendendo ao universo dos empreendimentos econômicos solidários. Em paralelo, realiza investigações que visam contribuir para o aprofundamento e ampliação dos conhecimentos relativos à história do design no Brasil, principalmente no que se refere aos objetos classificados como afro-brasileiros. A outra linha de pesquisa possui foco em design universal, tecnologia assistiva e acessibilidade. É líder do grupo de pesquisa Design, Arte e Tecnologia (UNEB) e pesquisador no grupo de pesquisa Design, Sustentabilidade e Responsabilidade Social (UFBA).

Carlos Chetto

Brasileiro, casado, 48 anos, pai de 3 lindos filhos, administrador de empresas, formado pela UFBA, Pós Graduado em Marketing pela ESPM SP, empresário de segmento de comunicação e serviços, sendo sócio da Canal C Comunicação (www.canalc.com.br), Clip DO Bahia (www.clipdo.com.br) e da Central Doc Box (www.cdbox.com.br. Professor de marketing e comunicação, sendo coordenador do curso de administração e comunicação da Faculdade Hélio Rocha por 4 anos.

Albano Oliveira

Doutorando em Difusão do Conhecimento DMMDC/UFBA, Mestre em Ciência da Informação PPGCI/UFBA. Atualmente é professor do Instituto de Ciência da Informação da UFBA.
Experiência nas áreas de Design, Ciência da Informação, Produção Editorial e Cultural, com ênfase em design da informação, digitalização (obras raras, grandes formatos e acervos especiais) e preservação de acervos digitais. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Cultura, Representação e Informação Digitais – CRIDI/UFBA.
Foi Diretor da Via44 (1990-2008), Diretor Geral da Associação Bahia Design ABDesign (2006/2007), Assessor Administrativo-Acadêmico da Direção Geral das Faculdades Jorge Amado (2005) e Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil – PNUD/UNESCO (2003/2004).

Manuel Bandeira

Manuel Bandeira, é Arquiteto, formado na Bahia pela UFBA e Mestre em design Industrial pela escola DOMUS ACADEMY de Milão na Itália.No período de 2004 a 2006, foi Diretor Geral da ABDesign (Associação Bahia Design). Atualmente, ele presta serviços para o SEBRAE/Ba e para a indústria em geral.Recentemente foi incluído no livro “& Fork” da Editora Phaidon que reúne os cem designer em evidência no mundo.
Alguns Prêmios:Prêmio Mercado Top XXI 2007, categoria moveis.Prêmio Salão MóvelSul de Design 2006, categoria profissional.Menção especial do prêmio Young Design 2004.1º lugar no Prêmio do Museu da Casa Brasileira, categoria utensílios domésticos.2º lugar no Prêmio do Museu da Casa Brasileira, categoria mobiliário residencial.

Ray Vianna

Ray Vianna é baiano, artista visual, designer e cenógrafo. Suas criações atendem a um vasto universo, de capas de CD, cenários de shows, de TVs, trios elétricos a decorações de grande porte. Esta diversidade de atuação no cenário artístico e a experiência dos seus 30 anos como profissional lhe permitem a utilização de muitas técnicas e materiais enriquecendo sua linguagem com expressão e modernidade. Nos seus projetos utiliza computação gráfica e recursos modernos de impressão. Nas artes plásticas produz telas, instalações e esculturas de grande porte em aço, ferro e fibra de vidro. Tem grande experiência em design de rua, nas festas populares da Bahia, principalmente no carnaval da cidade de Salvador. Trata-se de um artista ligado no seu tempo, que leva o conceito de arte aplicada a todos os desafios que surgem, com soluções práticas e comunicativas.

www.rayvianna.com.br

Mario Bestetti Costa

Diretor Executivo e fundador da overbrand designers associados, escritório de consultoria em design de produtos e gestão estratégica que associa criatividade, tecnologia, planejamento e pesquisa de materiais para obter ótimos resultados nas soluções dos problemas de identidade, comunicação e desenvolvimento de produtos. Com uma equipe multidisciplinar de profissionais, a empresa atua de forma harmônica e eficiente com diversos clientes em áreas de mercados bem diferenciadas, tendo uma visão estratificada e experiente do mercado, além do auxílio na sua inserção no mercado.
Na vertente do design social, elaboramos e participamos de projetos em parceria com diversas instituições governamentais para resgate e apoio a atividade artesanal e geração de renda. Nas comunidades artesanais, buscamos diagnosticar a verdadeira essência do artesanato local, atuando de forma participativa, respeitando sua cultura, autonomia criativa e características regionais; realizamos diagnóstico e desenvolvimento/aprimoramento de processos e produtos, além de desenvolver sistemas de identidade gráfica e catálogos fotográficos de produtos que garantirão uma boa apresentação junto ao mercado local e externo.
Compartilhe

Os comentários estão desativados.