Design para Vida
Design para Vida

O Local

A Casa do Comércio

Com uma arquitetura arrojada, conjugando em uma mesma estrutura o aço, o vidro e o concreto, a Casa do Comércio, projeto dos arquitetos Jáder Tavares, Otto Gomes e Fernando Frank, foi inaugurada em 28 de janeiro de 1988 e encanta pela sua beleza e funcionalidade, realçadas pelos 5.000m2 de jardins que envolvem as fachadas,em todos os andares, e que continua sendo um marco na arquitetura soteropolitana, com prêmios em nível nacional e internacional, e uma referência como atração turística.

O edifício é uma obra que destoa do vocabulário imutável do design na arquitetura e não obedece a nenhuma tendência arquitetônica e nem a cultura local, o que faz da obra uma figura retórica na cidade de Salvador.

No momento de sua construção e até mesmo nos dias de hoje os edifícios eram pensados como grandes torres predominantemente verticais e no formato “H”, o que faz da Casa do Comércio um uma obra que não se prende apenas a elementos meramente estéticos ou funcionais, ele propões uma leitura diversificada.

O edifício consiste em dois blocos de concreto onde se apóiam os perfis metálicos, que determinam uma volumetria diversificada à obra, fugindo da tradicionalidade, por fim os perfis metálicos são fechados por painéis de vidro. No primeiro pavimento se localiza o teatro do SESC, os pavimentos subseqüentes são tomados por salas administrativas e salões de eventos, exceto o último pavimento, onde se encontra o restaurante internacional, com uma bela vista para a cidade de Salvador.

A obra propõe um novo dialogo com o espaço urbano dando lugar a outras percepções e sentidos. A exemplo das paredes de vidros, que se passam por janelas ao invés de um elemento opaco, o guarda-corpo das varandas dão lugar a jardins e sua volumetria “brinca” com as nossas percepções.

Segundo Peter Eisnman, a arquitetura sempre presumiu que, tal como a língua e a arte, ela tem signos, isto é, que a figuração é representacional. Mas essa idéia de figuração retórica na arquitetura não é representacional… Uma figura retórica contém a sua ausência, isto é, contém a indeterminação de seu sentido.

Neste caso o jardim assume o caráter de figura representacional e o guarda-corpo assume a figura retórica.

A Casa do Comércio representa o quão cultura, historia, design e arquitetura não são fixas, isso significa que sua forma e figura não tem uma relação direta com uma estrutura inescapável de tempo e lugar.

Próximo há shoppings centers, lojas, agências de viagem, prédios comerciais e restaurantes, o prédio conta com 14 pavimentos em 58m de altura, abrigando as Sedes Administrativas do Sistema FECOMÉRCIO, SESC e SENAC/Bahia e também o Cine Teatro SESC Casa do Comércio.

Casa do Comércio: Avenida Tancredo Neves, 1109, Caminho das Árvores – Salvador, Bahia, Brasil

 

Fonte: urbarama

Compartilhe

Os comentários estão desativados.